A gripe suína é causada pelo vírus A(H1N1).Os sintomas são o surgimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
A pandemia começou no mês de abril de 2009. Os primeiros casos ocorreram no México e se espalhou por todo o mundo. Desde que essa nova gripe surgiu, bastaram apenas dois meses para dar a volta ao mundo, infectando 135 mil pessoas, e matar mais de 800 pessoas em 160 países, segunda a Organização de Saúde Mundial (OMS).
Só uma vacina seria capaz de conter o vírus. Tal vacina está sendo feita pela farmacêutica australiana CSL, que começou a efetuar os primeiros testes da vacina contra a gripe A(H1N1) com seres humanos.A CSL comunicou que espera distribuir a vacina em setembro. A previsão de chegada dessa vacina no Brasil, segundo o Ministro de Estado da Saúde José Gomes Temporão, é de meados de 2010. Enquanto a vacina não chega, o centro da polêmica que cerca a pandemia de gripe suína no Brasil é o uso do Tamiflu. O remédio sequer existe nas farmácias. De acordo com o seu fabricante, as doses se esgotaram naturalmente. E pelo que parece, pela política da empresa, só irá fornecer para o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde prescreve seu uso a pacientes “graves” (com dificuldade respiratória ou integrantes dos grupos que apresentem maior risco diante da doença).
Como atua o antiviral?
Mitos da Pandemia.-------- Outras informações.


Obs. Clique na imagem para ver melhor.
Fonte: Revista Época, nº585
Créditos ao aluno Lucas Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário