Frase

"A PALAVRA CONVENCE, O EXEMPLO ARRASTA!"

"Viva cada dia como se fosse único."

domingo, 23 de agosto de 2009

História do Colégio da Polícia Militar

Nós alunos do CPM (Colégio da Polícia Militar) de Itabuna somos repórteres por um dia. Daremos início a uma série de informações e motivos para você vir a estudar neste colégio - claro, se você ainda não tiver cursado até o Ensino Médio -, que tem muito a lhe engrandecer!

Como diz um sábio..., “se quiseres entender o presente, escute o passado, e viva o futuro”. Vamos então saber um pouco mais da história desta instituição de ensino. O Colégio da Polícia Militar da Bahia foi criado no Governo do Dr. Antonio Baldino. E em 30 de março de 2005, é criado então o Colégio da Polícia Militar de Itabuna, o primeiro CPM do interior da Bahia. O CPM instalou-se no antigo Centro Educacional Antônio Carlos Magalhães. Teve como primeiro diretor geral, ilustríssimo Tenente Coronel PM Jorge Ubirajara Pedreira, que na época era Major PM - Um diretor “linha dura”, mas bem compreensivo -, também já passou pelo comando do colégio o Ten Cel PM Augusto César de Santana Salgado e atualmente se encontra no comando o Major PM Marcus Vinicius Chastinet de Carvalho.

Atualmente o CPM possui em sua área interna uma quadra (para a prática de diversas modalidades esportivas e também para a prática de Educação Física), um refeitório que atende todos os alunos do colégio, uma diretoria pedagógica, a Unidade Discente, que o controle da disciplina interna e externa, tudo de acordo com o RDCPM (Regulamento Disciplinar do Colégio da Polícia Militar), o Setor de Educação Física, onde os alunos são encaminhados para a prática de exercícios e treinamento do corpo, possui um auditório (onde são feitas apresentações que necessitam um pouco mais de espaço e também para outras atribuições).

A estrutura do colégio é feita para suportar certa quantidade de alunos, por isto todo o Ensino Médio e o 9º ano são no turno Matutino e do 6º ao 8º anos abrange o turno Vespertino.

O colégio também dispõe para os alunos uma sala completa de Xadrez (onde ocorrem campeonatos internos sempre que possível), de uma pequena biblioteca e de uma sala de informática, onde fica a disposição dos alunos computadores para as realizações de trabalhos e pesquisas no turno oposto em se estuda. O colégio não dispõe somente da quadra que possui para as realizações dos esportes, eles também são feitos em outros locais, tudo visando um melhor desempenho para os seus alunos.

Por ser um colégio de orientação militar, possui como funcionários Policiais Militares e pessoas civis, assim também como possui professores militares em sala de aulas. Por ter sido o primeiro CPM no interior da Bahia, alunos de muitas cidades vizinhas frequentam diariamente esta instituição, em busca de um ensino melhor.

Vale lembrar que o colégio dispõe de uma biblioteca que está em reforma, para o melhoramento do local; as salas de aula são quentes e desconfortáveis, e com ventiladores que malmente rodam. O bebedouro do colégio entope com frequência, o que provoca constrangimento.





Está escrito na parde atrás do pavilhão: "A palavra convence, o exemplo arrasta".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Humor:

Humor: